Leilão - Duas noites:

13 e 14 maio de 2013

Segunda e terça

às 21:00 Impreterivelmente

Estacionamento coberto e fechado 

na garagem do Hotel

Local da Exposição e Leilão:

Hotel Caesar Business

Salão Ouro e Cobre

Av. Luis Paulo Franco, 421

Belvedere - BH - MG

(31) 2123 9898

Ao lado do BH Shopping

 

Lances e informações: 

(31) 3286 4282  -  9916 2783

galeria@vitorbraga.com.br 

 

Leiloeiro Oficial:

André Ferraz

 

 

 

Página extra catálogo 

EX1 Marília Gianetti

Composição nº 04   OST

54 x 73 Ass. Verso 

1956

Preço de Leilão: 70.000

EX2 Amilcar de Castro

Porta para a justiça

Escultura em chapa 

Maquete original para a implantação

da peça no TCE - MG

Tribunal de Contas do Estado

74 x 7 x 7

Preço de Leilão: 32.000

EX3 Emiliano Di Cavalcanti 

Vaso de flores  OSC   

Déc. 60   70 x 55

Ex coleção pertencente a 

Geraldo Andrada - Príncipe D’Orsini

 

Geraldo Andrada foi o fundador da 1ª Galeria de Arte de Belo Horizonte  a quem deu o nome de Galeria Guignard, em homenagem ao seu querido amigo. 

Geraldo Andrada, conhecido como príncipe D’Orsini - apelido dado pelo artista Guignard

Preço de Leilão: 160.000

Geraldo Andrada apresenta Guignard ao Rei Leopoldo da Bélgica

 

 

CATÁLOGO COMPLETO

 

Lote

ARTISTA

OBRA

TÉCNICA

MEDIDA

ANO

ASS

TEXTO

VALOR

001

Edésio Esteves

Ponte Seca

Aquarela

30 x 40

 

 

 

690

002

Edésio Esteves

Vista de Ouro Preto

Aquarela

30 x 40

 

 

 

690

003

Edésio Esteves

Lateral de Mercês e fundos de São Chico de baixo

Aquarela

30 x 40

 

 

 

690

 

004

Edésio Esteves

Paredão das HortÊncias

Aquarela

30 x 40

 

 

 

690

 

005

Edésio Esteves

Largo do Rosário – Ouro Preto

Aquarela

30 x 40

 

 

 

690

 

006

Carlos Scliar

Berinjelas

SER. 81/100

54 x 43

1986

ACIE

 

490

 

007

Tomie Ohtake

Abstração

SER. 31/35

65 x 45

 

 

 

2.800

 

008

Eduardo Sued

Geometrias

SER.

70 x 100

 

ACID

 

2.000

 

009

Milton Dacosta

Composição concreta

SER.

50 x 80

 

ACID

 

2.500

 

010

Athos Bulcão

“Mafuah” – Hospital Sara/DF

SER. 78/100

40 x 60

1997

ACID

 

1.900

 

011

Manabu Mabe

Tapeçaria  - Figura  em êxtase

 

180 x 200

 

ACID

 

25.000

 

012

Jan Luçart

Tapeçaria

 

90 x 115

 

 

 

14.800

 

012A

Concessa Colaço

Tapeçaria

 

92 x 120

 

ACIE

Coleção Clodovil Hernandez

3.900

 

013

Imagem do crucificado

De fatura popular, Pernambuco, século XIX, Cristo morto. Cabeça, cabeleira e laçada do perizônio de corte seco pendem à direita. Anatomia alongada,abdome ogival, ossatura abdominal à mostra. Medida: 24 x 40 cm.Emoldurado sobre fundo em veludo verde. Medida externa: 62 x 49 cm.

 

 

 

 

1.500

 

014

Santo Antonio dos Pobres

Imagem de fatura popular, atribuída ao século XIX. Veste hábito marrom dos frades franciscanos, cabelo em tonsura. Atributo: saco de esmolasentalhado em monobloco, sandália aos pés. Madeira entalhada, carnada, policromada e dourada, base marmorizada e faiscada. Consta resplendor em prata. Altura: 39,5cm.

 

 

 

900

 

015

Bom Jesus do Livramento

Imagem mineira do século XVIII. Inserido na cena de ultrajes, traz manto vermelho do “Rei dos Judeus”, mãos atadas, ferimentos no pescoço, mãos e joelhos. A cabeleira ondulada, esparrama-se pelas costas. Madeira

entalhada, carnada e policromada. Altura: 27,5 cm.

 

 

 

1.500

 

016

São Judas Ta deu

Imagem popular mineira do século XIX. Madeira entalhada, carnada e

policromada, olhos de vidro. Apóstolo e pregador do evangelho, mártir

no ano 70 d.C. Seu atributo é seu instrumento de martírio: maça,

lança ou machadinha. Pode ser visto também com livro (epístola), rolo

de pergaminho ou régua de carpinteiro. Base faiscada sobreposta por pedregulhos. Consta de resplendor em prata cinzelada. Altura: 53 cm.

 

 

 

1.200

 

017

Imaculada Conceição

Imagem em miniatura, Barroca, Mineira, atribuída ao século XVIII.

Madeira entalhada em monobloco, carnada, dourada e minuciosamente

policromada. Excelente panejamento sinuoso, véu esvoaçante. Pousa

sobre bola-mundi estrelada, guarnecida de duas graciosas cabeças de

anjos. Nimbos no verso. Figura de serpente infernal abocanhando pomo,

percorre o globo. Destituída das ponteiras do corno lunar, bem como as

mãos postas. Altura: 19 cm.

 

 

 

1.500

 

018

Crucifixo

Português, estilo Dom José, século XIX - Cristo morto em marfim, policromia,

cabeleira em mechas. São de prata as três ponteiras, sendo a inferior

brasonada com efígie do sagrado coração; o filactério, os três cravos

 

 

 

3.000

 

019

São Tomé apóstolo

Mestre santeiro barroco mineiro, atribuída ao século XVIII. Imagem em madeira entalhada, carnação com punções, douração e rica policromia. Olhos de vidro, expressiva autonomia no trocar dos passos. Barba dividida ao meio e profusa cabeleira em mechas concêntricas. Pregador do evangelho na Pérsia e na Índia, atributo: livro. Manto vermelho,foi martirizado em Madras, atributo faltante: lança. Consta resplendor em prata cinzelada. Base marmorizada e faiscada. Altura 30 cm

 

 

 

1.800

 

019A

Antiga cômoda

Estilo português D. Maria I - Em madeira vinhático com espelhos losangulares decorados em embutidos de marchetaria em pau-santo. Duas gavetas e dois gavetões. Medidas: 106 X 104 X 51 cm.

 

 

 

9.800

 

020

Grande Oratório Lapinha

Minas Gerais, séc. XIX. Caixa estilo Dom José encimada por plumagem. NASCIMENTO E MORTE. Primeiro estágio com seis imagens: N.Sra. das Graças (devoção instituída em 1830), Crucificado, São José de botas, peanhas trapezoidais pintadas em vermelho. Abaixo: Santo Antonio de Pádua, Santana mestra, Santa Maria Madalena. Bases marmorizadas e faiscadas. NATIVIDADE com sete imagens: três reis magos, Maria, José, pastorinho, menino ao centro segura “bola-mundi”, deitado em caminha com travesseiro. 

Medidas: 65 x 25 x 11 cm.

 

 

 

12.000

 

020A

Grupo do Calvário

Portugal, século XVIII - Cristo de quatro cravos, ladeado por escultura de Maria Madalena à destra e João evangelista à esquerda. Madeira entalhada, carnada e policromada, olhos de vidro. São de prata as três ponteiras de terminações fitomorfas e acantos, quatro raias com nimbos, resplendor com incrustação de pedra, filactério e quatro cravos. Cristo vivo agonizante com a cabeça virada sobre ombro direito, como também a laçada do encordoamento do perizônio. Corpo chagado, ossatura marcada, contração abdominal,carrega coroa de espinhos entrelaçada. Medida: 40 x 26 cm. Maria Madalena, com lenço na mão, apresenta-se atipicamente de cabelos encobertos, por túnica vermelha. Consta

de resplendor em prata raiada, base marmorizada. Altura: 33 cm. João, o apóstolo e evangelista é representado como um rapaz imberbe, fitando o Altíssimo. O manto tem fundo vermelho, a cor dos mártires. Consta de resplendor em prata raiada.

Altura: 34 cm. Base marmorizada. O Calvário

Barroco triplóide é talhado em jacarandá é rematado

por rocalhas, folhas de acanto e volutas. Medida

total: 103 x 45 x 19 cm

 

 

 

22.000

 

021

  Santana Guia

Imagem mineira atribuída ao século XVIII. Encontrase

de pé com Maria menina, assentada sobre o

braço esquerdo, a destra sustenta o livro. Madeira

entalhada, carnada, dourada, punções formam

figuras fitomorfas e rica policromia. Feição comovida.

Movimentado panejamento dos trajes. Consta

resplendor e coroa em prata. Base marmorizada e

faiscada. Altura: 41 cm.

 

 

 

3.500

 

022

Lampadário

Rocaille” Em prata portuguesa, contraste Javali,

segundo título (1886-1938) Lisboa*, marca do

prateiro ilegível. Rebatido e cinzelado em rocalhas,

três alças fitomorfas, entre efígies de querubins,

correntes original *Segundo Poiçons d’Argent Tardy,

página 337. Altura total: 48 cm. Peso: 271g

 

 

 

2.400

 

022A

Serviço pa ra Chá e café

Em pura prata 833 portuguesa, contraste Águia

da cidade do Porto *.Marca do prateiro Eduardo

baptista , 1923. ** Estilo D. João V. Conchas,

rocalhas, volutas. Consta de dois bules com bico em

cabeça de águia; isoladores em osso; altura máxima

24 cm. ;açucareiro , leiteira e bandeja com alças

( 68 x 41 cm.). *Marca numero 49, página 12;

**Marca número 1726, página 180. ***Marca

número 3375, do Ourives do Porto Antonio Joaquim

de Sousa, registrada em 1956, volume 2, página

347. As três reproduzidas no Livro do livro Marcas e

contrastes, Imprensa nacional, 1997. Peso: 5.523 k

 

 

 

12.000

 

023

Santana Mestra

Grandiosa Imagem erudita Baiana atribuída ao século XVIII. Madeira entalhada, carnada, dourada, esgrafiada e policromada e com olhos de vidro. Entronizada, ampa a com a destra Maria menina que pousa o indicador sobre o livro aberto onde lêse partitura musical. Movimentado panejamento do véu. Espaldar do trono recortado ao estilo D. José. Maria tem coque nos cabelos que se derramam pelas costas e resplendor em prata ornado de seis estrelas. Ana, possui grande coroa em prata. Ambas têm feições sereníssimas. Base alta marmorizada e faiscada. Medidas: 82 x 38 x 24 cm.

 

 

 

15.000

 

024

Santo Antonio

Imagem mineira atribuída ao século XIX, em

madeira entalhada, carnada e policromada. À

destra o crucifixo. O menino sustenta-se de pé

sobre o livro, em sinal de “salvator mundi”. O traje

típico dos franciscanos, calça sandálias. Cabelos

em tonsura. Consta resplendor em prata cinzelada.

Altura: 31 cm

 

 

 

1.500

 

024A

SÉVRES

Ânfora francesa estilo Luis XV, do Séc. XVIII, em faiança

Real de Sévres. Marca no interior da tampa, “dois éles

cruzados” com a letra B ao centro, equivalente ao ano

de 1754 segundo o Handbook de marcas e patentes

J.P.Cushion, página 46. Bojo com pintura magistral

assinada “Gallis”.Fundo azul cobalto com arabescos e

flores em dourado em relevo, guarnições em bronze

dourado. Altura 76 cm.

 

 

 

12.000

 

025

Turíbulo Espanhol

em prata contrastada “Madrid”. Prateiro Málaga,

marca reproduzida no livro Poiçons D’argent Tardypágina

107. Bojo recortado, em cruz. Altura 93

cm. Peso: 1151g

 

 

 

3.600

 

026

Menino Jesus

“Salvator Mundi “ - Imagem Cíngalo-portuguesa em marfim, Ceilão, séc. XVIII, dois estágios. Base discóide e corpo, ambos de seção elíptica, completamente forrados com folhas de acanto onduladas e palmetas invertidas, encimada por almofada. No braço direito, ora inexistente, ficava a vara crucífera. Altura: 20,5 cm, peso: 293g

 

 

 

7.000

 

027

Oratório de Algibeira

Miniatura - Minas Gerais, século XVIII - Imagem de devoção pessoal: São Francisco Xavier. Em pedra sabão, talco, esculpida, policromada e dourada, são em metal dourado o resplendor e o crucifixo. À caixa em madeira hermeticamente fechada devese o estado de conservação, base marmorizada e

faiscada. Medidas: 12,5 x 8 cm

 

 

 

1.200

 

028

João Quaglia

Nobreza Animal

OST

50 x 60

1975

ACID

Obra reproduzida no livro do artista.

3.900

 

029

Siron Franco

Pássaro na mira

OST

30 x 40

1978

ACID

 

7.900

 

030

Enrico Bianco

Trigal

                                         

OST

80 x 100

2007

ACID

Com documento  expertização do artista.

35.000

 

031

Antônio Peticov

Composição em losango

Múltiplo em caixa de vidro

65 x 45

 

Ass. Verso

 

700

 

032

Roberto Burle Marx

Composição

Nanquim

50 x 70

1978

ACID

 

7.800

 

033

Joaquim Tenreiro

Estudo de cadeira

Nanquim

45 x 30

 

ACID

 

3.500

 

033A

Joaquim Tenreiro

Estudo de cadeira

Grafite

45 x 30

 

ACID

 

3.500

 

034

Roberto Burle Marx

Composição

Nanquim

60 x 80

1980

ACID

 

8.800

 

035

Paulo Roberto Leal

“Habitar do Qausar”

OST

120 x 120

1984

Ass. Verso

 

39.000

 

036

K. Wakabayashi

“Pião”

OST

90 x 90

 

ACID

Obra catalogada ew reproduzida na Exposição  “75 anos do artista” realizada no Museu de Brasília.

12.500

 

037

Marcos Coelho Benjamin

Composição em vermelho

OST

65 X 95

 

 

 

5.900

 

038

Antônio Hélio Cabral

O ciclista

OST

130 x 110

 

 

 

11.800

 

039

Wega Nery

Visões oníricas

OST

55 X 45

1986

ACID

 

3.000

 

040

Fernando Velloso

Abstração

OST

55 x 75

 

 

Cachet da Galeria Cidade

980

 

041

Fernando Lucchesi

Africanas

AST

80 x 125

1988

Ass. verso

 

7.800

 

042

Cláudio Tozzi

A Daca

AST e Resinas Acrílicas

80 x 80

1993

 

 

7.800

 

043

Alberto da VeigaGuignard

Despedida

Grafite

17 x 12

1962

ACID

Com dedicatória “Uma pequena lembrança de Ouro Preto para Beatrice Brício”. Guignard

4.500

 

044

Tarsila do Amaral

O Pe. Anchieta

Nanquim

15 x 10

Déc. 40

ACIE

Reproduzido à pág. 57 do capítulo da vida de Anchieta do livro Martim Cereré de Cassiano Ricardo.

4.500

 

044A

Sylvio Pinto

Descida da Cruz

OST

70 x 50

Déc. 50

ACID

 

3.800

 

045

Alberto da Veiga Guignard

O Guerreiro

OSM

22 x 16

Déc.  50

ACIE e  verso

Reproduzido no catálogo da Bolsa  de Arte (RJ)

39.000

 

046

Sônia Ebling

NOME???

Escultura em bronze

50 cm de altura x 80 cm de largura x 22 cm

 

Assinada na parte inferior

Coleção Francisco Lacerda

55.000

 

047

Victor Brecheret

São Francisco

 

 

 

 

 

25.000

 

048

Maurino Araújo

Os frades

Escultura em madeira

45 cm altura x 25 cm diâmetro

1981

Ass. na base

 

8.800

 

048A

Vânia Braga

Amantes – Fase erótica

Bronze patinado

113 x 42 x 33

 

 

 

15.900

 

049

Vera Torres

Banhista

Escultura em bronze com pintura automotiva

123 x 90

 

Ass. parte inferior

 

24.000

 

050

Vicente do Rego Monteiro

 

OST

85 x 120

Déc. 60

ACIE

"... a simetria, a aura de uma terceira dimensão, a natureza escultórica , a inclusão um primitivismo??? simplificado e sensual, são timbres vários de uma obra rica e descontraída, sinal evidente de um criador por instinto."

Walmir Ayala

180.000

 

051

Antiga cômoda

Estilo português D. Maria I - Em madeira vinhático

com espelhos decorados por embutido em marchetaria de pau-santo. Duas gavetas mais três gavetões. Medidas: 103 x 14 x 61 cm.

 

 

 

10.000

 

052

Nossa Senhora do Rosário

Mestre Santeiro mineiro do século XVIII. Imagem em madeira entalhada, carnada, dourada e policromada, sobre o mantelete debruado já não encontra-se mais o menino. Rosto ingênuo, inclusive nos três anjos sorridentes. Movimentado panejamento dos trajes, capa e véu. Consta grande coroa em prata cinzelada. Base marmorizada e faiscada. Medidas: 78 x 25 x 17 cm.

 

 

 

8.000

 

053

Imagem erudita do crucificado

Minas Gerais século XIX, Cristo agonizante, olhos entreabertos. Elaborada cabeleira, abdome contraído, ossatura à mostra, perizônio com laçada pendente à direita. Medida: 35 x 24,5 cm. Emoldurado sobre fundo em veludo vermelho. Medida externa: 62 x 46

 

 

 

1.500

 

053A

Jarrões Chineses

Bronze, início do Séc. XIX. Fundido em anéis,

cinzelamento em baixo relevo em todo o corpo.

Figuras escultóricas fundidas dos oito imortais Taoistas

com seus atributos. Altura 78 cm - Peso 10 kg cada.

 

 

 

12.000

 

054

Antigo par de peanhas

Em cedro entalhado e encerado figurando cabeça

de anjos. Fina talha. Medidas:16 x 17 cm.

 

 

 

600

 

055

Crucifixo Manuelino

Portugal, séc. XIX, em madeira torneada e ebanizada (no estado). O cristo, três ponteiras, filactério em rolo de pergaminho, resplendor e caveira em menção ao Gólgota em metal prateado. Medidas: 38 x 19 cm

 

 

 

1.500

 

056

São João Batista

Imagem erudita portuguesa atribuída ao século XVIII, com base dourada em folhas de acanto típica das oficinas da cidade do Porto. Em madeira entalhada em monobloco, carnada, dourada e policromada. A destra aponta o Altíssimo. Na mão esquerda, a concha batismal; ao seus pés, o cordeiro: Agnus-Dei. Olhos de vidro. O traje típico em pele de camelo forra os fundos de uma distinta capa azul cintada com correia de couro pendendo do ombro. Cabelos curtos em mechas. Consta resplendor raiado em metal prateado. Medidas: 62 x 21 x 15 cm

 

 

 

7.000

 

057

Santana Mestra

Imagem popular mineira, século XIX. Madeira entalhada, carnada e policromada. Entronizada, espaldar alto estilo Dom João V.Lânguida expressão, Maria menina de feições orientalizadas, pousa a destra sobre o livro. Consta coroa em prata cinzelada. Altura : 28 cm.

 

 

 

2.500

 

058

Par de pilastras misuladas

Antiga coluna em madeira patinada, entalhe abaulado no frontão e laterais. Medidas: 100 x 28 x 30/ Medida do platô:29 x 29 cm.

 

 

 

3.900

 

059

Crucifixo Indo-português

Gôa,século XVIII. Base em escócia estilo Dom José, trilobada, rematada em ornatos e rocalhas. Jacarandá pau santo ( 16 x 30 x 14 ), madeiro com traves retas e três ponteiras finamente entalhadas. São de prata portuguesa contrastada: filactério, resplendor raiado com incrustação de pedra lilás. O Cristo em marfim é um portentoso exemplar da iconografia na colônia oriental. Morto, pende a cabeça à direita. Elaborada cabeleira com duas mechas frontais em zigue-zague. Grossa coroa trançada esculpida na própria cabeça, ossatura marcada, costela ogival, contração abdominal, corpo chagado, veias intumescidas. Perizônio com encordoamento pendente à direita.

Medidas: 84 x 48 cm

 

 

 

9.000

 

059A

Imaculada Conceição

Antiga imagem de fatura popular em madeira entalhada, inacabada e sem policromia. Abaixo vê-se as duas pontas do corno lunar e três querubins. 

Altura 17,5 cm

 

 

 

1.200

 

060

Lote de cinco miniaturas

de imagens - sendo: A) São Roque em madeira, Minas

Gerais, século XVIII, medindo 13,5cm; B) Imaculada

Conceição em madeira. Bahia, séc. XIX, medindo 11,5

cm. ; C) Santo Antonio madeira, Bahia, séc. XIX, consta

resplendor em prata, medindo 16 cm; D) Imaculada

Conceição madeira, Bahia, séc. XIX, medindo 10 cm; E)

São José de Botas em madeira, Pernambuco, séc. XIX,

consta resplendor, medindo 15 cm

 

 

 

1050

 

061

São José de Botas

Imagem mineira erudita e barroca, atribuída ao século

XVIII. Madeira entalhada em monobloco, carnada, dourada

e policromada. Panejamento revolvido e sinuosa figura do

menino a brincar com as barbas. Consta de cajado original

em madeira e resplendor em prata cinzelada. Altura: 38

 

 

 

2.500

 

062

Menino Deus

Imagem de vestir, fatura erudita mineira, atribuída ao

séc. XVIII. Sinal do “Salvator Mundi” a destra, expressiva

feição. Madeira entalhada, carnada e policromada. Cajado

e resplendor raiado em prata cinzelado. Altura:47 cm

 

 

 

2.500

 

062A

Antigo par de abatjours

De provável origem francesa, base em bronze com figura

de puttis e guirlandas florais. Cúpulas em overlay c/ e

pingentes. Altura: 38 cm

 

 

 

1.300

 

063

Emiliano Di Cavalcanti

Comércio na boemia

ost

24 x 32

1969

ACID e verso

 

98.000

 

064

Carybé

Conversa de bordel

Vinil

50 x 35

 

ACID

 

12.000

 

065

Chanina

A primavera do artista

TM

48 x 35

1969

ACID

 

2.500

 

066

Alexandre Rapoport

Violinista ???

OST

55 x 42

1984

ACID

 

4.900

 

067

Aldemir Martins

Ensaios clássicos

AST

25 x 30

1988

ACIE

 

6.000

 

068

Henri Biva

“Paysage Avel Riviere a Giverny

OST

82 X 65

1915

 

Carimbo no verso da Galeria Jorge, a mais importante Galeria brasileira na primeira década do séc. XX e responsável por trazer centenas de obras primas européias para o nosso Mercado.

12.800

 

069

Eugênio Latour

Jardim de Luxemburgo

OST

35 x 85

1910

 

Reproduzido em Leilão da Galeria “Bassenge” em Berlim.

16.000

 

069 B

Almeida Jr.

Leitura proibida

OST

30 x 20

1887

ACID

 

4.800

 

069A

Henrique Bernardelli

A Cigana

OSM

40 x 25

1916

ACID

 

16.000

 

070

Inimá de Paula

Vista de Paris

OST

65 x 81

1954

ACID

Catalogado sob nº ---Volume I – Dicionário Raissonée do artista.

Obra que o artista realizou quando estava em seu Prêmio de viagem ao exterior pelo Salão Nacional de Arte Moderna que obtivera em 1953.

50.000

 

071

Sylvio Pinto

Outono na França

OST

76 x 155

Déc. 50

 

 

5.900

 

072

Sylvio Pinto

Outono em Paris - Monumento à Napoleão

OST

73 x 60

Déc. 60

 

 

3.400

 

073

Wilde Lacerda

Casarios em Ouro Preto

OST

48 x 60

1965

ACIE

 

2.200

 

074

Wilde Lacerda

Vista de Ouro Preto

OSM

30 x 55

1964

ACID

 

1.800

 

075

Carlos Bracher

Igreja do Pilar – Ouro Preto

OST

65 x 92

1976

ACID

 

5.900

 

076

Carlos Scliar

Telhados em Ouro Preto – Paisagem XXIX

V.C.E.S.T.

55 x 75

1989

 

Cachet Galeria Ricardo Camargo (SP)

6.900

 

077

Georges Wambach

Igreja do Pilar Ouro Preto

Aquarela

34 x 25

Déc. 50

ACID

 

1.200

 

078

Armando Romanelli

Vista de Brasília – Ponte JK

Aquarela

47 x 32

 

ACIE

 

2.900

 

079

Inimá de Paula

San Marco - Veneza

Aquarela

36 x 50

1994

ACID

 

5.600

 

079A

Oscar Niemeyer

Memorial da América Latina (São Paulo)

Caneta hidrocor

26 x 46

 

ACID

 

13.800

 

080

Amilcar de Castro

Gestual e Linhas

AST

100 x 150

1998

Ass. Verso

 

58.000

 

081

Samson Flexor

Abstração

OST

120 x 90

1959

ACIE

 

79.000

 

081A

MAnabu Mabe

Composição em vermelho

OST

50 x 35

1960

ACIE

 

10.800

 

082

Lotar Charoux

Linhas I - Díptico

Guache

27 x 12 cada um

 

ACID

 

4.200

 

083

Lotar Charoux

Linhas II - Díptico

Guache

27 x 12 cada um

 

ACID

 

4.200

 

084

Mira Schendel

Linhas

TM

45 x 22

1966

ACID

 

8.000

 

085

Mira Schendel

Composição

 TM Papel de Arroz

60 x 70

1965

ACID

 

17.500

 

086

Rubem Valentim

Emblema

AST

41 x 27

1983

Ass. verso Brasília - DF

 

4.200

 

087

Rubem Valentim

Emblema

AST

41 x 27

1986

Ass. verso Brasília-DF

Com cachet da Galeria Art Dealer (SP)

4.200

 

088

Aldir Mendes de Souza

Geométrica sensível

OST

70 x 110

1985

Ass. verso

 

4.900

 

089

Arcângelo Ianelli

Gradações geométricas

TST

100 x 130

1988

ACID e verso

Registrado no Instituto Ianelli

120.000

 

090

J. Guilhaume

Sonhos metafísicos

OST

120 X 80

1962

ACIE

 

18.000

 

091

Maria Helena Andrés

“Rouge”

TM

50 x 70

Déc. 80

ACID

 

3.900

 

092

Daniel Tavares

Rosália, 8 anos

OST

100 x 100

2005

Ass. verso

 

7.900

 

093

José Maria Dias da Cruz

Garrafas

OSM

40 x 35

 

 

 

1.900

 

094

Cláudio Tozzi

Cidade

AST

63 x 95

1989

ACID e verso

 

6.900

 

095

Bruno Giorgi

Anajá

Escultura em  bronze

100 x 60 x 50

 

Ass. parte inferior

Com documento???

78.000

 

096

Joaquim Tenreiro

Fachada Amarela

OS Madeira em construção de relevos

50 x 35

1977

Ass. verso

 

18.000

 

097

Rubem Valentim

Símbolos

Escultura em madeira

120 cm

 

 

 

24.000

 

098

Antônio Maluf

Sem Título

ASE

42 x 44

1967

ACID

Cachet da Galeria São Paulo (SP)

40.000

 

099

Maurício Nogueira Lima

Superfície ondulada 6

AST

140 x 140

1996

 

Reproduzido na capa da última exposição do artista na Galeria Ruy Santana (SP) em 1997.

50.000

 

100

Geraldo de Barros

Composição

LSM

90 x 90

1983

 

 

Sob consulta

100A

Burle Marx

Saia

Acrílica s/ tecido

80 x 120

 

ACSD

 

24.000

100B

Willys de Castro

Série entre pontos

nanquim

24 x 35,5

1959

 

 

22.000

101

São Manoel

Imagem erudita portuguesa atribuída ao século XVIII. Madeira talhada, carnada, douração e policromia. Encontra-se despojado de suas vestes de soldado, que figuram ao lado junto ao elmo. Excelente o panejamento que lhe cobre e resquícios de sua policromia. Mãos postas, olhos de vidro, sentimento de fé inabalável: mártir, um dos cravos que lhe foi cravado nos ouvidos ainda adorna a base rochosa. Medidas: 63 x 28 x 15 cm

 

 

 

9.000

102

Menino Deus

Imagem erudita mineira, atribuída ao séc. XVIII. Madeira entalhada, carnada e patinada. Cabeleira efusivamente encaracolada em mechas, admirável feição, olhos de vidro, boca entreaberta e dentição. Suntuosa base almofadada com pingentes, pátina marmorizada e faiscada. Consta de resplendor em prata raiada e fixação de pedra vermelha. Medidas: 84 x 30 x 20 cm

 

 

 

8.000

103

Imaculada Conceição

Grandiosa imagem mineira atribuída ao século XIX. Mãos postas, excelente panejamento sinuoso, véu esvoaçante. Nimbo acrescido de três cabeças de anjo em encaixe, e corno lunar. Madeira entalhada, carnada e policromada. Consta grande coroa em prata cinzelada. Base marmorizada e faiscada. Medidas: 93 x 38 x 33 cm

 

 

 

7.800

103A

Par de Candeeiros D. João V

Pura prata portuguesa. Exuberante lavra em cinzelados, rebatidos e guilhochados, estilo barroco Joanino. Conchas, rocalhas, folhas de acanto, florões. Medidas 31 x 15 x 19 cm. Marcado “Prata A.L.G.” Peso 1243 e 1285 k cada. Total 2.528 k

 

 

 

8.800

103B

Santo Antonio

Imagem popular mineira atribuída ao século XVIII, em madeira entalhada, carnada, dourada e policromada. O menino sentado sobre o livro tem as mãos postas e olhos de vidro. Traz uma cruz em madeira à destra. Traje típico dos franciscanos, tem mangas exageradamente largas. Cabelos em tonsura.

Altura: 24 cm

 

 

 

1.200

104

Crucifixo Português

Século XVIII - Em Jacarandá pau santo, base retangular. São de prata: resplendor raiado com incrustação de pedra TRIANGULAR lapidada e as três ponteiras. O Cristo morto em madeira entalhada,carnada e policromada é um clássico exemplar da anatomia dos mestres santeiros europeus. Morto, pende a cabeça à direita. Elaborada cabeleira com mechas revoltas. A coroa de espinhos de orla vazada é talhada na própria peça. Anatomia clássica, ossatura marcada, costela ogival, contração muscular abdominal, braços em “Y”, veias intumescidas nos braços, corpo chagado. Complexo perizônio debruado, com laçada longa pendente à direita.

Medidas: 82 x 40 x 12 cm

 

 

 

7.000

105

Menino Deus

Imagem de vestir, fatura erudita portuguesa, rica base almofadada típica das oficinas da cidade do PORTO, atribuída ao séc. XIX. Madeira entalhada, carnada, punções e suntuosa douração. Cabeleira efusivamente encaracolada, expressiva feição, olhos de vidro castanhos. Cajado em bastão florido e resplendor raiado em prata cinzelado.

Altura:44 x 15 x 13 cm.

 

 

 

2.500

106

Santo Antonio dos Pobres

Imagem de fatura popular mineira, atribuída ao século XVIII. Veste hábito marrom dos frades franciscanos, cabelo em tonsura. Atributo: Cruz a destra, livro aberto, saco de esmolas, sandália aos pés. Rosto expressivo. Madeira entalhada, carnada e policromada.

Medidas: 38 x 23 x 18 cm

 

 

 

980

107

Exuberante caldeirinha

Com asperge - Em pura prata portuguesa, contraste da cidade do Porto,P - Coroa,“José Ferreira Cardoso (1912-1956 ), marca número 2556, página 263, volume 2, do livro Marcas e Contrastes Portugueses. Cinzelado e burilado ao estilo

 

 

 

2.500

108

Crucifixo Português

Século XVIII - Entalhado nas oficinas da cidade do PORTO, Base em escócia, Dom João V, meia-lua, cedro ebanizado com douração localizada. Dois estágios, canaletado e rematado em folhas de acanto. Guirlanda floral pendente. Duas rosetas no frontão. Quatro pés de bola forrados por folhagens douradas. Traves retas. Dourações rococó vazadas em cesto de flores nas três ponteiras e quatro raias. São de prata: filactério em rolo de pergaminho aberto em flâmula, resplendor raiado com roseta incrustada de pedrarias lilás. Magistral Cristo vivo em madeira talhada, carnada e policromada. Um exemplar clássico da anatomia européia: olhos de vidro azuis, boca entreaberta, suor de sangue e pontos de pedraria vermelha percorrem o corpo chagado. Elaborada cabeleira com mechas pendendo a direita e barba em dois rolos. Contração muscular abdominal. Perizônio pendente à direita. Coroa de espinhos fundida em metal. Medidas:108 x 47 x 15 cm

 

 

 

6.800

 

109

Crucifixo Indo-português

Gôa, século XVIII - Base em escócia estilo Dom José rematada em ornatos e rocalhas e quatro pés em volutas. Jacarandá pau santo, madeiro com traves retas marchetado e filetado. São de prata: As três ponteiras, quatro raias com nimbos, filactério, resplendor com medalhão fitomorfo e três cravos. O Cristo em marfim é um dramático exemplar da iconografia da colônia oriental. Morto, pende a cabeça à direita, barba dividida, elaborada cabeleira, ossatura marcada, costela ogival, contração abdominal, corpo chagado, veias intumescidas. Perizônio com encordoamento extremamente movimentado e pendente à direita.

Medidas: 98 x 54 x 11 cm

 

 

 

6.800

110

Santo Antônio

Imagem popular pernambucana do século XIX, em madeira entalhada, carnada e policromada. O menino sentado sobre o livro. O traje, típico dos franciscanos. Calça sandálias. Cabelos em tonsura.

Altura: 21 cm

 

 

 

1.200

111

Nossa Senhora do Carmo

Imagem Pernambucana atribuída ao século XVIII. Madeira entalhada, carnada, dourada esgrafiada e policromada. Olhos de vidro. Veste hábito preto das Carmelitas. De pé, sustenta o menino sobre mantelete. Deve-se acrescentar escapulário. Movimentado panejamento dos trajes e véu. Consta de resplendor em prata cinzelada. Base ladeada por nimbos e duas cabeças de anjos.

Altura: 23 cm.

 

 

 

1.500

112

Lampadário

Prata 800 contrastada - Portugal, século XIX, marca do prateiro já ilegível. Rebatido e cinzelado, orla em flor de Liz, três alças fitomorfas. Altura (bojo) 30 cm. Peso 840g. Acrescido de correntes e fixador.

Altura total: 70 cm

 

 

 

3.000

113

Crucifixo Cíngalo-Português

Ceilão, século XVII em marfim e ébano. Madeiro marchetado figurando dezoito insígnias da Paixão: cinco chagas, torques, cravos, martelo, entre outros. Filactério em plaqueta gomada. Figura humanizada do Cristo agonizante. Olhos entreabertos, com serenidade fictícia. Testa alta,cabelos e barbas em rolos. Presença de pino na cabeça. Corpo chagado, tintura vermelha, veias intumescidas. Perizônio, com amarração da laçada à direita. Consta de resplendor raiado em prata com incrustação de pedra vermelha.

Medida : 55 x 32 cm

 

 

 

15.000

114

Nossa Senhora dos Remédios

Talha em placa de marfim Luso oriental, atribuída ao século XIX. Virgem em majestade coroada, com menino e bastão floral - Detalhes realçados em resquícios de tintura.

Medidas: 16 x 7cm. Peso:174 g.

 

 

 

2.000

115

Fruteira em Opa lina

França,século XIX - Tonalidade azul e fundo foscado. Pé alto em metal prateado, orla

trabalhada. Diâmetro:23 cm., Altura 18 cm

 

 

 

600

115A

Oratório Ermida

Estilo D.José I, fatura erudita, Minas Gerais, século XVIII. Em jacarandá encimado por frontão de palma ricamente lavrado. Caixa se fecha por duas portas simétricas, almofadadas ao mais puro gosto mineiro. Interior arrematado por magnifica moldura e par de peanhas entalhados e folhados a ouro. Ferragens originais. 160 x 90 x 35 cm

 

 

 

17.500

116

Aldemir Martins

Maria Armênia

OST

90 x 90

1969

ACIE e verso

No verso 8/4/69.

Obra reproduzida na capa da exposição individual do artista na Galeria Errol Flynn (BH)

42.000

117

Rubens Gerchman

O fumador de charutos

OST

140 x 120

Déc 70

 

 

65.000

118

Vik Muniz

Auto Retrato

Técnica????15/18

110 x 80

2003

ACID

 

68.000

119

Iberê Canargo

Auto Retrato

TM

60 x 40

 

ACID

Catalogado pela Fundação Iberê sob nº 42 do ano de 1986.

45.000

120

Daniel Sabater y Salabert

Nú Diáfano

OST

46 X 56

1946 Paris

 

 

3.500

 

121

Augusto Rodrigues

Nanquim ao Pincel

25 x 40

1966

ACIE

Cachet de Exposição do Artista M.N.B.A. 1983

1.200

122

Tadashi Kaminagai

OSM

50 x 40

1952

 

 

5.500

123

Carlos Leão

Nu “Suzana”

TSE

53 x 35

 

ACID

Pousou para o artista a filha de Vinícius de Moraes, Suzana Moraes.

4.800

123A

Dimitri Ismailovich

Nu

OST

120 x 90

1944

ACSD

 

5.900

124

Julio Hübner

256 amores

OST

140 x 180

2005

ACIE e verso

 

5.800

124A

Mário Mariano

Berimbau

OST

80 x 100

2003

ACIE

 

3.900

125

Carybé

Ritual afro em noite de lua cheia

Vinil encerado

51 x 35

1984

ACID

 

12.000

126

Siron Franco

Habitante da megalópole

OST

41 x 30

1973

ACIE

 

7.900

127

Roberto Magalhães

Esquadrilhas

OST

65 x 92

1987

ACID

 

19.800

128

Oratório Lapinha

Minas Gerais, séc. XIX. Caixa estilo Dom José encimada por plumagem. Três imagens na seção superior: Imaculada Conceição (devoção romana a partir de 1476), Crucificado e São José de botas, peanhas trapezoidais pintadas de vermelho. Três imagens de devoção pessoal na parte inferior: São Francisco da penitência, Santana mestra e S. Joaquim. Base marmorizada e faiscada. Medidas: 68 x 24 x 9 cm

 

 

 

7.000

129

Crucifixo Indo-português

Século XVIII - Exuberante base alta estilo Dom João V, triplóide rematada em conchas, ornatos,florões, e rocalhas. Jacarandá pau santo ( 32 x 29 x 16 ), madeiro com traves retas e quatro ponteiras finamente entalhadas em PINHO DE RIGA. São de prata portuguesa contrastada: filactério, resplendor raiado, três cravos. O Cristo em MARFIM é um portentoso exemplar da iconografia na colônia oriental. Morto, pende a cabeça à direita, boca entreaberta, bigode setecentista e barba elaborada. Cabeleira dividida ao meio, ossatura marcada, costela longitudinal, contração abdominal, veias intumescidas. Perizônio com panejamento em corte seco. À direita, orla com fímbrias. Medidas: 103 x 44 x 17 cm

 

 

 

9.000

130

Crucifixo Indo-português

Século XVIII - Exuberante base alta e trilobada e bojuda, estilo D. José , rematada por dois rolos nas laterais. Jacarandá PAU PRETO ( 32 x 29 x 16 ), madeiro com traves retas. São de prata: três ponteiras fitomorfas, filactério, resplendor raiado com incrustação de pedra, três cravos. O Cristo em MARFIM, morto, pende a cabeça à direita, boca entreaberta, barba dividida em dois rolos. Elaborada cabeleira dividida ao meio. Mechas pendentes em zigue-zague. Ossatura marcada, ostela ogival, contração abdominal, veias intumescidas nos braços. Perizônio de complexo panejamento pende à direita. Terminação em fímbrias,excepcional amarração encordoada e trançada. Medidas:98 x 45 x 13 cm

 

 

 

9.000

130A

130A Nossa Senhora com menino

Imagem Luso oriental em marfim - Atribuída ao século XIX. Cabeça coberta por véu, pés descalços, feições orientalistas. Fixada sobre base retangular. Altura:11,5 cm. Peso:87 g

 

 

 

5.500

 

131

Santa Rita de Cássia

Imagem popular, madeira entalhada em monobloco, carnada e policromada. Hábito preto das agostinianas, nas mãos sustentando, já não encontra-se mais o crucifixo,para o qual volta os olhos fixos. Estigma do espinho bem cravado na testa. Altura 27 cm

 

 

 

1.200

132

Nossa Senhora da Conceição

com o Menino e uma flor - Imagem em marfim Indo-português, Gôa, séc. XVIII. Geralmente lírio, típica das Virgens do século XIV. Pisa sobre o crescente lunar. Altura: 13,5 cm. Destaque para base em madeira (9,5 cm resquícios de policromia), em flor de lótus, seu traço mais forte de orientalidade. Altura: 13,5 cm. Altura total: 22,5 cm

 

 

 

8.000

133

Calvário Barroco

Mestre santeiro mineiro do século XVIII - Grupo escultórico com madeiro rústico em forma de tronco desgalhado,verde. Três ponteiras e quatro raias entalhadas. É de madeira também o filactério em forma flâmula de rasgo em duas terminações concêntricas com rolo de pergaminho. O Gólgota, monte guarnecido com crânio é semi-circular entre pedras esverdeadas e pedregulhos irregulares. O Cristo morto tem olhos esbugalhados, a cabeça pendida sobre ombro direito, como também a laçada do complexo perizônio. Corpo chagado, ossatura dramaticamente marcada, inclusive a do dorso. Abdome extremamente contraído. Cabeleira sinuosa vazada em três mechas á esquerda. Medidas: 54 x 28 x 11 cm

 

 

 

4.900

134

Antigo pa r de peanhas

Em cedro entalhado e encerado figurando cabeça de anjos. Fina talha. Medidas: 16 x 17 cm

 

 

 

600

134A

São José

Imagem erudita mineira atribuída ao século XVIII. Madeira entalhada, carnada, dourada e excepcional policromia com punções em baixo-relevo nos trajes. Cabeleira em mechas, olhos de vidro. Constam dois resplendores em prata cinzelada. Altura: 28 cm

 

 

 

1.900

135

Lote de cinco miniaturas

Imagens - Sendo A) Nossa Senhora das Dores - terracota oca, queimada, policromada, medindo 10 cm. B) São João Menino - terracota queimada, medindo 7,5 cm; C) Nossa Senhora das Mercês - terracota queimada e policromada, medindo 11 cm; D) Santo Antonio de Pádua - terracota queimada e policromada, medindo 9,5 cm. E) Santo Onofre - terracota “paulistinha”, queimada, base oca, altura: 15 cm

 

 

 

900

136

136 São João Evangelista

Imagem em marfim Indo–portuguesa, Gôa, séc. XVIII. Típica figura de ladear o Calvário, tem a destra sobre o peito, expressão dolorosa e livro na outra mão. Resquícios de policromia, base marmorizada e faiscada. Altura: 12 cm. Peso: 55g

 

 

 

3.500

137

São João Batista

Imagem popular, Pernambuco, século XIX Madeira entalhada, carnada e policromada. À esquerda sustenta o cajado, a destra aponta o cordeiro: Agnus- Dei. Rosto severo, olhos de vidro. Traje em pele de camelo, cabeleira bem trabalhada. Consta resplendor em prata cinzelada. Medidas: 40 x 16 cm

 

 

 

2.500

138

Imagem do crucificado

De fatura barroca,Minas Gerais, século XVIII.Madeira

talhada,carnada e policromada.Cristo vivo agonizante,cabeça projetada,complexa cabeleira e barba dividida em dois rolos.Exuberante perizônio pende para a direita.Corpo chagado,abdome oval em contração, ossatura toráxica pronunciada,veias entumescidas. 46 x 29 cm

 

 

 

1.800

139

Conjunto de galhetas litúrgicas

Marcadas água e vinho, encimadas por crucifixo, em prata 910 mls. Manufatura TRP – Bogotá - Colômbia. Consta de bandeja com borda perolada e orla vazada em crucifixos para encaixe.

Medidas: 12 x 19,5 cm. Peso:459 g

 

 

 

1.600

140

Imaculada Conceição

Imagem Cíngalo-portuguesa em monobloco de marfim, Ceilão, século XVIII. Corpo pende à direita. Talha debruada em camadas no manto, orla com terminação em fímbrias. Mãos postas, laçada sobre o braço esquerdo. Pousa sobre quarto crescente. Sem véu, abundância de cabelos longos e ondulados; mechas nas laterais e um traço mais simplificado sobre as costas. Resquícios de tintura: amarelo-avermelhada.

Altura:16,5 cm. Peso: 248 g

 

 

 

4.000

141

São Brás

Imagem erudita européia, atribuída ao séc.XVIII. Madeira entalhada, carnada, dourada e policromada em alto relevo. Bispo da Armênia, mártir séc. IV. Trajes episcopais, casula ampla, capa sobre a balba e mitra ornamentada com fenda. Báculo episcopal em bronze

lavrado em rocalhas. Altura: 26,5 cm

 

 

 

1.500

141A

                NSA. da Imaculada Conceição

Imagem em marfim Indo-português, Gôa, séc. XVIII. Rosto de feições vincadamente indianas, lábios polpudos, cabelos caindo em madeixas encaracoladas sobre os ombros e costas. Resquícios de policromia, esculpida em monobloco, oco na cabeça. Base em madeira de encaixe piramidal, entalhe em folhas de acanto com resquícios de policromia. Altura escultura: 19 cm. Altura total: 29,5 cm. Peso: 489g

 

 

 

6.900

 

141B

Ostensório

Em prata 910 mls . Manufatura TRP - Bogotá - Colômbia, interior em vermeil, encimado por crucifixo banho ouro. Insígnia “IHS” no frontão. Medidas: 23,5 x 10,5

cm. Peso: 346 g

 

 

 

900

142

Flávio de Carvalho

Pensamentos

OST

70 x 45

1955

ACSD

Proveniente da Coleção??? (SP)

Sob consulta

143

Reynaldo Fonseca

Figuras femininas

Pincel selo s/ cartão

70 x 50

1984

ACSE

 

5.900

144

Tarsila do Amaral

Homem triste

Grafite

15 x 10

1951

ACID

Catalogado pelo Raissonée da artista sob código 289.

3.500

144A

Tarsila do Amaral

Araucárias

Grafite

10 x 15

 

ACID

Catalogado pelo Raissonée da artista sob código 276.

3.500

145

Augusto Rodrigues

O adolescente

TM

58 x 40

1966

Ass. centro

 

1.500

146

José Pancetti

Pescadores

Grafite

27 x 42

1944

ACID

 

9.800

147

Sylvio Pinto

Vista de Salvador – Centro Histórico

OST

55 x 46

Déc. 60

ACID

 

2.900

148

Carlos Bracher

Sacadas e Ouro Preto ao Fundo

OST

81 x 100

1988

ACID

 

5.500

149

Bustamante Sá

Largo do Machado – Rio

OST

55 x 70

Déc. 60

ACIE

 

3.500

150

Chanina

Casarios, montanhas, marinha, barcos e figuras

OST

100 x 130

1965

ACIE

 

17.800

151

Manabu Mabe

Abstração

Serigrafia em soda

70 x 76

 

ACID

 

1.800

152

Artur Piza

Composição

Xilo 2/95

24 x 17

 

ACID

 

1.800

 

152A

Lucas Carvalho

Criado mudo

Xilo P.A.

30 x 20

 

 

 

2.500

153

Antônio Manuel 

Composição geométrica

SER. 21/30

40 x 60

 

 

 

3.500

154

Lotar Charoux

Linhas

SER. 21/120

100 x 35

 

ACID

 

1.800

154A

Lotar Charoux

Linhas

SER.

100 x 35

 

ACID

 

1.800

155

Tarsila do Amaral

Figura

Grafite

32 x 21

 

ACID

 

3.500

156

Tarsila do Amaral

Figura

N/A

22 x 18

 

 

Catalogado no Raissonée sob código 292.

3.500

157

Tarsila do Amaral

O lobo

Grafite com inscrições da artista na parte superior -Nanquim

 

 

N/A

Catalogado no Raissonée  sob código 279.

3.500

157A

Tarsila do Amaral

Coqueiro e Árvore

Grafite

13 x 10

1936

ACID

 

3.500

158

José Alberto Nemer

Homenagem à Leirner

TM

70 x 100

1990

Ass. verso

 

6.500

159

Fernando P.

Sonhadora ao luar

OST

54 x 80

 

ACIE

 

2.500

160

Alexandre Rapoport

O músico

OST

82 x 42

1984

ACIE

 

6.500

160A

Darcy Penteado

Piquenique

OST

50 x 60

1987

ACID e verso

 

1.400

161

Yara Tupynambá

Vasos de flores na paisagem mineira

Vinil s/ tela

90 x 90 ou 100 x 100

1989

ACID

 

2.800

 

162

Daniel Tavares

Famosos Hibiscos Futuristas

OST

120 x 130

 

 

 

8.900

163

Antônio Poteiro

Girassóis

OST

25 x 30

 

ACID

 

980

163A

Antônio Hélio Cabral

Vaso de Flores

OST

40 x 30

 

ACID

 

3.400

164

Santa

Vasos de flores e anjos em Ouro Preto

OST

100 x 80

2005

ACID

 

2.500

165

Antônio Poteiro

Revoada

OST

25 x 30

 

ACID

 

980

166

Antônio Maia

Monumento

AST

50 x 30

2006

Ass. verso

 

1.200

166A

Lorenzato

Soltadores de pipa com varais no morro do Papagaio

OSD

22 x 25

1973

ACID

 

1.900

167

Nelito

Gafieira

OST

60 x 80

 

ACID

 

800

167A

Elza O.S.

O pato

OSM

50 x 35

 

ACIE

 

2.500

168

Santa

Nossa Sra. De Ouro Preto

OST

45 x 40

2003

ACID

 

1.400

169

Lorenzato

Favela

OSD

40 x 30

1976

ACID

 

1.900

169A

Antônio Maia

Ex voto

AST

50 x 36

2005

Ass. verso

 

1.200

170

Antônio Gomide

Máscaras

OSM

30 x 37

Déc. 40

ACID

Com Cachet Grifo Galeria de Arte (SP) com documento de expertização de Elvira Vernaschi

45.000

 

170A

Roberto Magalhães

O mentiroso

OST

65 x 53

1977

ACID

 

13.800

171

Baravelli

O Landau e a viúva

OST

108 x 162

Agosto de 1983

Ass. verso

 

25.000

172

Petrônio Bax

Díptico – Descoberta dos mares

OSM

180 x 60

 

Ass. centro

 

16.800

172A

Rubens Guerchman

Série Habitantes

TM

75 x 60

1964

ACID

 

8.900

173

Santa Bárbara

Imagem mineira atribuída ao século XVIII. Trajes de donzela, com túnica talar, dalmática. Carrega a torre onde ficara presa antes de ser decapitada.Traz a destra a palma da vitória que era dada aos mártires. Invocada para proteger contra raios e trovões. Padroeira dos mineiros. Rosto emoldurado por cabelos em mechas trançados sobre as costas. Gorrinho com flor na testa. Altura: 24,5 cm.

 

 

 

2.000

174

Antigo relógio de prateleira

Norte-americano (cerca de 1910) - Chamado “Bolo de gengibre”. Medidas: 58 x 36 x 11 cm.

 

 

 

500

175

Nossa Senhora Auxiliadora

Imagem em marfim Indo-português, Gôa, séc. XVIII. Escultura monobloco em marfim portando cetro à destra, símbolo de seu poder intercessor. (Devoção instituída em 1571). Ambos coroados, pombo na mão do menino, pé esquerdo cruzado ao gosto oriental. Três cabeças de anjo no nimbo. Altura: 11,5 cm. Base em madeira formato lapinha. Altura total: 16 cm

 

 

 

6.000

176

Mísula

Em madeira com entalhe gomado. Resquícios de policromia. Medida: 34 x 29 x 16 cm

 

 

 

1.200

177

São Francisco de Paula

Imagem mineira erudita, atribuída ao século XVIII. Madeira entalhada, carnada, dourada e pintada em preto em ziguezague de ornatos, florões e acantos. A destra aponta no peito o emblema em resplendor com o palavra “Charitas” (caridade). Hábito preto da Ordem dos Mínimos, por ele fundada. Olhos de vidro, miram o Altíssimo, barba dividida ao meio magistralmente trabalhada em mechas, cabeça coberta por capucho. São de prata o resplendor raiado e o crucifixo. (Calábria, Itália,1416/ Tours, França, 1507). Consta resplendor em prata. Medidas: 64 x 18 x 14,5 cm

 

 

 

8.000

178

Nossa Senhora do Ó

Imagem popular pernambucana atribuída ao século XVIII. Madeira entalhada, carnada, dourada e policromada. Consta resplendor em prata cinzelada. Base almofadada, marmorizada e faiscada. Altura: 34 cm

 

 

 

1.900

179

São Tomé apóstolo

Imagem mineira, popular, atribuída ao século XIX. Madeira entalhada e carnada. Douração e policromia refeitas criteriosamente. Cabeleira em mechas cai sobre as costas. Pregador do evangelho na Pérsia e na Índia. Atributo: livro e lança (geralmente em prata - faltante). Manto vermelho. Foi martirizado em Madras. Consta resplendor em prata cinzelada. Altura: 31 cm

 

 

 

2.000

180

Antigo relógio de parede

Manufatura Suíça “Exacta”. Em caixa de madeira entalhada e folhada a ouro, encimado por águia. Nas laterais, ramalhetes florais e pingentes. Medidas: 60 x 38 x 10 cm

 

 

 

800

181

Oratório Lapinha

Miniatura - Minas Gerais, atribuído ao séc. XIX. Caixa estilo Dom José, encimada por plumagem. Composto de três imagens: Santo Antonio de Pádua e Imaculada Conceição (devoção romana desde 1476) sobre peanhas trapezoidais pintadas em vermelho. Madeiro destituído da imagem do Crucificado. Na parte inferior: duas peanhas serradas no formato de pedras. No centro, imagem de São Sebastião sobre peanha marmorizada e faiscada. Medida: 36 cm

 

 

 

4.000

 

182

Delicada terrina

Tampa e presentoir - Contraste: Prata de lei 833. Manufatura Consentino, já extinta, São Paulo sec. XX. Toda trabalhada em baixo relevo, cinzelada em ornatos florais. Tampa com pega em flor incrustada de pedra verde. Outras sete pelo bojo e bandeja. Base quadriplóide zoomorfa. Peso:673 g.

 

 

 

1.200

183

Crucifixo

D. José - Mineiro, erudito, do século XVIII. Base em escócia, semicircular, trilobada rematada em ornatos e rocalhas. Jacarandá pau preto e pau santo, madeiro com traves retas marchetado em setas, três ponteiras entalhadas em encaixe. São de prata: quatro raias, filactério, resplendor e três cravos com fixação de pedra rosada. O Cristo vivo, agonizante, tem cabeça volvida à direita, barba curta em dois rolos, elaborada cabeleira, ossatura marcada, costela ogival, contração abdominal, corpo chagado. Perizônio barroco extremamente movimentado e pendente à direita.

Medidas: 104 x 59 x 16 cm

 

 

 

7.000

183A

São José

Imagem popular atribuída à Bahia século XVIII. Madeira entalhada, carnada, dourada e punções formando figuras fitomorfas, rica policromia. Cabeleira em mechas, olhos de vidro. Menino de perfil sinuoso. Consta resplendor em prata cinzelada. Altura: 29,5 cm

 

 

 

1.500

184

Nossa Senhora de Montserrat

Imagem erudita espanhola, padroeira da Catalunha. Atribuída ao século XVIII. Madeira entalhada, carnada, dourada e policromada. Entronizada sobre o monte rochoso, sustenta o menino de pé, com sinal “salvator mundi” à destra, e pássaro. Feição sereníssima, olhos de vidro. Panejamento dos trajes a corte seco. Consta resplendor e coroa em prata. Base marmorizada e faiscada. Dois querubins ladeiam,e na base dois anjos com SERRA. Consta resplendor em prata cinzelada.

Medidas: 37 x 14 x 14 cm

 

 

 

2.900

185

Nossa Senhora do Rosário

Mestre santeiro mineiro do século XVIII. Imagem em madeira entalhada, carnada, dourada e policromada. De pé sobre monte rochoso de pedras esverdeadas e pedregulhos irregulares. Sustenta jocoso menino que brinca com a bolamundi. Sobre mantelete sinuoso, o formato de nimbos. Movimentado panejamento dos trajes e capa debruada. Consta coroa em prata cinzelada.

Altura: 37,5 cm

 

 

 

3.000

186

São Bento

Imagem processional Barroca - de Roca e de vestir Minas Gerais, séc. XVIII. Madeira, talhada, carnada e policomada. Corte na lateral do rosto para introdução de olhos de vidro. Expressão piedosa, boca entreaberta e olhos em elevação. Cotovelos articulados, traje pintado de marrom, calça sandálias. Consta resplendor em prata cinzela. Medidas: 79 x 39 cm

 

 

 

7.900

187

Santa Catarina de Alexandria

Imagem mineira atribuída ao século XVIII, em madeira entalhada, carnada, dourada esgrafiada e policromada. Cabelos longos e sinuosos se espalham pelas costas e seu atributo: COROA DE ROSAS. Altura: 36,5cm

 

 

 

1.500

188

São Francisco das Chagas

Transmissão estigmas no monte Alverne - Imagem mineira atribuída ao século XVIII. Madeira talhada, carnada e policromada. Encontra-se em oração, braços e olhos clamando para o alto. Fenda à direita no hábito mostra uma das cinco chagas transmitidas pelo Cristo Seráfico. Olhos de vidro, cabelos em tonsura e barba em mechas dividida ao meio. Fixado por pinos à base original, pousa sobre bola-mundi estrelada, guarnecida de figura de dois cativos de mãos atadas. Monte rochoso sobre sólida base quadrada medindo 18 x 18 cm. Consta resplendor raiado em prata. Altura: 79 cm

 

 

 

6.800

189

Santo Papa

Imagem erudita baiana, atribuída ao séc. XIX. Madeira entalhada, carnada, dourada e policromada. Tiara Papal, em forma de colméia. Tradição instituída por Constantino ano 300 d.C. Trajes episcopais, no estado, com desprendimento de pintura. Resplendor em prata cinzelada.

Altura: 24,5 cm

 

 

 

900

190

São José de Botas

Mestre santeiro barroco mineiro, século XVIII.Olhos de vidro, expressiva autonomia e pé direito à frente.Madeira entalhada em monobloco,carnada,douração,esgrafiado e rica policromia.Exuberante panejamento,sinuoso e revolvido.Base oitavada,pés em volutas.À destra,sustenta bastão de lírios floridos em prata cinzelada.Altura: 30 cm

 

 

 

1.900

191

Antigo Buffet mineiro

Em madeira vinhático. Consta de duas gavetas e duas portas: interior com quatro tabuleiros. Todo cavilhado.

Medidas: 115 x 130 x 59 cm

 

 

 

5.000

192

Monumental Par de Anjos tocheiros Neoclássicos - Europa, século XVIII / XIX. Madeira entalhada, carnada e policromada. Fisionomia altiva, cabelos longos e encaracolados. Mão de empunhar em riste, asas longilíneas de excepcional execução, cinturado em laçarote. Panejamento de magistral caimento e debruado. Medidas: 155 x 62 cm. Acompanham rodas de moendas para função de peanha com altura de 40 cm .

Altura total do conjunto: 197 cm

 

 

 

20.000

193

Eliseu Visconti

Crianças no Chafariz

OSM

34 x 38

 

ACIE

Reproduzido no catálogo da Galeria Murilo Castro – Maio 2004

29.000

 

194

Edgar Walter

Paisagem da Pensilvânia

OST

73 x 92

1955

ACID

Obra realizada pelo artista quando estava em gozo do Prêmio de Viagem ao Exterior, obtido no Salão Nacional de Belas Artes.

8.500

195

Pedro Américo

Clemência

OST

36 x 55

1892

ACIE

 

75.000

196

Alberto da Veiga Guignard

São Sebastião de Ouro Preto

OSM

26 x 21

1960

ACIE

 

Sob consulta

197

Milton Dacosta

Vênus Grávida

OST

55 x 38

1980

Ass. Verso

 

32.000

198

Milton Dacosta

Figura com chapéu

OST

25 x 25

1980

Ass. verso

 

14.800

199

Gonçalo Ivo

Barreiras

AST

130 x 122

1994

Ass. verso

 

98.000

200

Ivan Serva

Série Mangueira

OST

74 x 93

1968

Ass. verso

Com documento de expertização de Haroldo Serpa???

160.000

201

Arcângelo Ianelli

Composição geométrica

TM cartões em colagem

21 x 11

1972

ACID

Com dedicatória “Felicidade para 1972” Ianelli e Dirce

2.000

202

Arcângelo Ianelli

Composição geométrica

TM cartões em colagem

21 x 11

1974

ACID

Com dedicatória “Felicidade para 1972” Ianelli e Dirce

2.000

203

Arcângelo Ianelli

Composição geométrica

TM cartões em colagem

21 x 11

1976

ACID

Com dedicatória “Felicidade para 1972” Ianelli e Dirce

2.000

203A

Cristina Barrancos

Geometrias

AST

140 x 160

 

Ass. Verso

 

3.500

204

Amilcar de Castro

Gestual

AST

60 x 70

1991

Ass. verso

 

39.000

205

Maria Helena Andrés

Composição

TM

50 x 70

Déc; 60

ACID

 

2.400

206

Fernando Velloso

Homenagem a Farnese

TM

73 x 73

 

Ass. verso

 

1.900

207

Athos Bulcão

Composição

AST

54 x 65

1984

Ass. verso

Com dedicatória “Para Maria Luiza, querida amiga de Brasília, Rio, Paris, Argele e Milão, com um afetuoso abraço do Athos” 1986.

28.000

208

Athos Bulcão

Garrafas e pratos

OST

55 x 46

1946

ACIE

Cachet da Galeria Roni Mesquita (RJ)

18.000

209

José Maria Dias da Cruz

Composição em geometrias

OST

61 x 50

1982

ACID e verso

 

1.800

210

Eduardo de Paula

Composição

OST

40 x 50

1979

ACID

 

4.900

211

Amilcar de Castro

Geometrias do Avental

AST

115 x 80

 

Ass. centro

 

3.900

212

Lampa dário

em prata portuguesa - Contraste P- Coroa da cidade do Porto, prateiro “José ferreira Cardoso” (1912-1956 )*. Rebatido e cinzelado, no estilo “mourisco”, flores e folhas de acanto, três alças em forma de pombos, que se repetem na parte superior. Terminações em pitangas. *Marca número 2556, página 263, volume 2, segundo o livro Marcas e contrastes, Imprensa Nacional 1997. Altura 33 cm. Peso 1006g

 

 

 

3.800

213

Nossa Senhora do Apocalipse

Excepcional imagem erudita em pedra sabão branca (talco) figurando a Imaculada Conceição, rodeada de anjos segundo Apocalipse 12,1-8. Duas cenas nos flancos: À direita no nimbo, São Miguel Arcanjo trava batalha contra Satanás. À esquerda, outro anjo resgata figura de defunto meio homem-meio esqueleto. Base Rocaille, entre volutas e florões. Revolto panejamento de magistral execução. No estado.Altura: 47 cm. Peso: 5.800k

 

 

 

7.000

214

Par de castiçais

Prata brasileira contrastada F.D.G. prateiro Francisco Duarte Graça, marca registrada sobre número 2677, da segunda metade do século XIX*, página 283. Pseudo contraste R - Coroa no escudo: Rio de Janeiro primeiro quartel do século XIX. *página 249. Número 2397. Pés zoomorfos, na bobeche orla floral vazada. *Segundo o livro marcas de contraste - Imprensa Nacional, volume 1. Medidas: 23 x 10,5 cm. Peso: 903 g

 

 

 

2.000

214A

Grande cômoda antiga

Estilo português D.Maria I, em madeira Jacarandá “Pau Santo”. Estrutura constando de três gavetas menores, duas gavetas e um gavetão. Medidas 93 x 160 x 60 cm.

 

 

 

10.000

215

Crucifixo

em marfim ao gosto europeu, século XIX - Cilíndrico e oco. Graciosa efígie de querubim entalhada, fixada ao centro. Medidas: 16,5 x 9,5 cm. Peso: 90g

 

 

 

600

216

Nossa Senhora dos Prazeres

Mestre santeiro mineiro do século XVIII. Imagem em madeira entalhada, carnada e policromia floral. De pé, acaricia os pés do menino brincante ao colo. Feição serena. Cabeleira sinuosa em mechas cacheadas sobre as costas. Movimentado panejamento dos trajes. Consta coroa em prata. Base sinuosa em nimbos e trio de anjos. Altura: 39,5 cm

 

 

 

2.800

217

Par de castiçais

Prata portuguesa século XIX. Não constam Contrastes. Pés em “garra e bola”, orla inferior cinzelada em estilo floral, haste balaustrada, bobeches em folhas de acanto. Altura: 22,5 x 10 Peso:946 g

 

 

 

2.500

218

Crucifixo Indo-português

Século XVIII - Exuberante base alta estilo Dom João V, triplóide rematada em conchas, ornatos,florões, e rocalhas. Jacarandá pau santo (32 x 29 x 16), madeiro com traves retas e quatro ponteiras finamente entalhadas em PINHO DE RIGA. São de prata portuguesa contrastada: filactério, resplendor raiado, três cravos. O Cristo em MARFIM é um portentoso exemplar da iconografia direita, boca entreaberta, bigode setecentista e barba elaborada. Cabeleira dividida ao meio, ossatura marcada, costela longitudinal, contração abdominal, veias intumescidas. Perizônio com panejamento em corte seco. À direita, orla com fímbrias. Medidas: 103 x 44 x 17 cm

 

 

 

9.000

218A

São Francisco de Assis

Imagem mineira do século XIX em madeira entalhada, carnada, policromada e dourada. O grande Santo cuja devoção foi levada para a Índia pelos primeiros missionários, os Franciscanos, cuja ordem fundou. Apresenta-se nesta versão contemplando piedosamente a cruz. Cinto de corda com três nós, distintivos dos votos: castidade, pobreza e obediência, pés descalços. Base oitavada, marmorizada e faiscada. Altura: 34 cm.

 

 

 

2.500

219

Crucifixo Indo-português  

Século XVIII - Madeiro entalhado nas oficinas da cidade do Porto. Base triangular estilo D. José, dois estágios, rematado em folhas de acanto. Três pés em rosetas. Traves retas em madeira escura. Excepcional douração nas três ponteiras, quatro raias e duas bases. São de prata: filactério, resplendor raiado com incrustação de pedra lilás. O Cristo em MARFIM é um clássico exemplar da iconografia na colônia oriental. Morto, pende a cabeça à direita. Elaborada cabeleira com mecha pendendo a direita, anatomia clássica, ossatura marcada, costela ogival, contração muscular abdominal, veias intumescidas. Perizônio com encordoamento pendente à direita, orla repicada em fímbrias. Delicado cordão pendente. Consta de figura angelical em MARFIM abaixo dos pés. Medidas: 89 x 40 x 14,5 cm.

 

 

 

7.000

220

Fa queiro

em pura prata espanhola contrastada, 915 mls * . Consta de: 12 garfos refeição, 12 facas refeição, 12 colheres sopa, 12 garfos sobremesa, 12 facas sobremesa, 12 colheres sobremesa, 12 garfos para pão, 12 facas para pão, 12 colheres de chá, *11 para café, 12 para frutas, 12 garfos para peixe, 12 facas para peixe, 27 peças de serviço. Total: 182 peças. *Marca de contraste reproduzida no dicionário Poiçons D’Argent- Tardy p.109 – Lâminas em inox “Balaguer -Barcelona” Monogramadas: “F.R”.

 

 

 

18.000

221

Antiga Secrétaire à Abattant

Européia,atribuída ao século XIX. Em madeira nobre marchetada em radica. Consta de uma gaveta de almofada com frente convexa no friso e a porta de abater esconde um nicho de gavetinhas e escaninhos. Montado sobre um gavetão interior. Outros três gavetões na parte inferior. Medidas:150 x 103 x 59 cm

 

 

 

8.000

222

Custódia

em prata portuguesa contrastada - Cidade do Porto 1853-1862* Marca do prateiro Caetano Rodrigues 1853-1861** Base estilo Dom José, tendo figura do cordeiro sobre o livro em duas reservas. Haste em ânfora de duas alças. Hostiário circular em caixa circundada de nimbos e querubins, em bronze banhado a ouro e duas efígies de querubins aplicadas nos flancos inferiores. *página 335 do livro Poiçons D’argent- Tardy, **Marca número 102, página 11 , volume 1, do livro Marcas e contrastes, Imprensa Nacional 1997. Medidas: 61 x 30 x 16 cm

 

 

 

12.000

223

Oratório templete

Indo-Português - Complexa talha fundindo elementos ornamentais cristãos, muçulmanos e hinduístas. Cúpula encimada por cinco pinhas,quatro colunas com capitel coríntio,cimalha com orla vazada e arabescos. Rico interior em ouro brunido com punções. Altura 1,65 m/mais pináculo 92 x 45 cm

 

 

 

12.000

223A

Móvel “Guarda Comida” mineiro

Atribuído ao séc.XVIII. Em madeira com pintura esverdeada, portas almofadadas e gavetão com policromia marmorizada e faiscada. Cimalha e frisos avermelhados. Dobradiças originais em ferro fundido fixadas por cravos. Medidas: 240 x 105 x 52 cm Ex Coleção Tuca Mendes

 

 

 

17.800

224

Inimá de Paula

Paisagem com casarios

OST

70 x 90

1991

ACID

 

25.000

224A

Arcângelo Ianelli

Fazenda

OST

46 x 61

Déc. 40

ACID

 

42.000

225

Ivan Marquetti

Corredor do casarão com chão verde

OSM

64 x 54

1962

ACID

 

4.900

225A

Henrique Cavalleiro

Casarios na favela (RJ)

OSM

42 x 34

 

ACIE

 

4.900

225B

Ivan Marquetti

Despedida

OST

110 x  73

1991

ACID

 

6.800

226

EnricoBianco

Vaso de Flores

OSM

17 x 14

1970

ACID

 

2.900

227

Carlos Scliar

Eucaliptos

 

 

 

 

 

1.900

228

Reynaldo Fonseca

A moça

OSM

32 x 40

1971

ACIE

 

6.800

229

Marie Nivoullies de Pierrefort

Natureza Morta

OST

60 x 120

 

ACID

 

5.500

230

Sérgio Telles

Floreiro

OST

80 x 60

 

ACID

 

13.800

230A

Carlos Scliar

Díptico – Floreiro – Várias Flores

V.E.S.T.

37 x 13 cada

1979

 

 

2.400

231

Sérgio Camargo

 

 

 

 

 

 

55.000

232

Bruno Giorgi

Labareda

Escultura em mármore negro

60 x 25

 

Ass. Na parte inferior

Documento???

55.000

233

Maurício Nogueira Lima

Abertura verde e branco

AST

70 x 70

1987

Ass. verso

No verso apresenta certificado do Ateliê do artista

22.000

233A

Maurício Nogueira Lima

Composição

ASD

65 x 45

1984

Ass. verso

 

13.000

234

Lygia Clarck

Bichos Caranguejo

Escultura múltipla em duralumínio

28 x 15 x 15

 

 

Edição especial da Bolsa de valores do Rio de Janeiro - 1960

18.500

234A

Vânia Braga

ninfas

Bronze patinado

43 x 30 x 24

 

 

 

5.500

234B

Vânia Braga

Final do quinto ato

Bronze patinado

60 x 33x 34

 

 

 

6.900

235

Vera Torres

Torso

Escultura em bronze

110 cm

 

 

 

12.000

235A

Maurino Araújo

 

Escultura em madeira

100 x 40

2008

Ass. Parte inferior

 

9.200

236

Ado Malagoli

Marinha com barcos

OST

30 x 50

 

ACID

 

7.800

237

Emeric Marcier

Farol da Barra

OST

50 x 65

1974

ACID

 

6.900

238

Navarro da Costa

Entardecer no mar

OST

35 x 45

 

ACIE

 

3.900

239

Armando Romanelli

Marinha

OST

35 x 70

1999

ACID

 

5.500

240

Carlos Bracher

Marinha – O Barco Estrela de Belém com barquinho Cabo Frio

OST

46 x 61

Maio de 1978

ACID

 

3.500

241

Dario Mecatti

Amanhecer no Porto Itália

OST

50 x 60

 

ACID

 

4.500

242

Manoel Santiago

Marinha com barco

OST

50 x 60

Déc. 70

ACIE

 

6.800

242A

Edgar Ohelmeyer

Marinha com barcos atracados

OSD

50 x 70

1959

 

 

4.900

243

Crucifixo

Indo-português, Gôa, século XIX - Estilo Dom José, base em meia-lua. Século XIX. O Cristo morto, em marfim, pende a cabeça e o encordoado do perizônio à direita com terminações em fímbrias. Clássico exemplar de anatomia neoclássica. Medida: 19 x 16 cm. São de prata as quatro raias com nimbos espirais, quatro ponteiras e filactério com instrumentos do martírio e sagrado coração com banho de ouro. Os três cravos e o resplendor com resquícios de banho de ouro e pedra vermelha. Medidas: 66 x 35 cm

 

 

 

5.000

 

243A

São Bento

Imagem popular mineira atribuída ao século XVIII. Em madeira entalhada, carnada e policromada. Hábito preto de Monge Beneditino. Atributos: livro das regras e báculo abacial. Resplendor em prata cinzelada, altura: 30 cm

 

 

 

2.400

244

                Nossa Senhora Auxiliadora

Imagem em monobloco de marfim, Gôa século XVIII. Cetro à destra,símbolo de seu poder intercessor, devoção instituída em 1571. Menino em sinal “salvator mundi” sustenta a bola-mundi. Orla repicada em fímbrias. Talha debruada em camadas no manto, laçada sobre o braço esquerdo. Pousa sobre quarto crescente. Sem véu, cabelo longo no verso, mechas nas laterais em ziguezague. Resquícios de tintura. Consta resplendor raiado em prata com pedra incrustada. Peanha triangular em madeira, em folhas de acanto, com corte nos flancos. Altura: 26,5 cm. Peso: 501 g.

 

 

 

6.000

244A

São Francisco de Paula

Imagem popular mineira, excepcional movimento e feição comovida atribuída ao século XVIII. Madeira entalhada, carnada,dourada e resquícios de pintura em preto. Mãos no estado. No peito,o emblema em resplendor com o palavra Charitas” (caridade). Hábito preto da Ordem dos Mínimos por ele fundada. Barba dividida ao meio magistralmente trabalhada em mechas, cabeça coberta por capucho. Resplendor raiado em metal

dourado. (Calábria, Itália,1416/ Tours, França, 1507). Altura: 34 cm

 

 

 

3.000

245

Antiga cômoda estilo português

D. Maria I - Em madeira vinhático. Duas gavetas e três gavetões. Medidas: 120 x 130 x 62 cm.

 

 

 

10.000

245A

Santa Bárbara

Imagem mineira atribuída ao século XVIII. Trajes de donzela, com túnica talar, dalmática. Carrega a torre onde ficara presa antes de ser decapitada. Traz a destra a palma da vitória que era dada aos mártires. Invocada para proteger contra raios e trovões. Padroeira dos mineiros. Rosto emoldurado por cabelos em mechas trançados sobre as costas. Gorrinho com flor na testa. Altura: 24,5 cm

 

 

 

3.500

246

TERNO FRANCÊS “VIEUX-PARIS”

Século XVIII. Constando de relógio e duas ânforas. Maquinário marcado “A.D. Mougun-Deux Médailles”. Suspensão marcada “Z. Noel- Paris”. Relógio encimado por grupo escultórico de cena galante no estilo de Fraonard – Dama no balaço – nas ânforas magistral pintura de damas européias e nomades mouros no frontão e florais no posterior. Medida do relógio 50 x 31 x 17 cm. Medidas das ânforas: 50 x 29 x 19 cm

 

 

 

17.000

246A

Bom Jesus do livramento

Imagem em marfim Indo-português - Gôa, séc. XVIII. Uma das cenas da paixão de Cristo, a de ultrajes. Veste manto púrpura do “Rei dos judeus”, policromado. Altura: 13,5 cm. Fixada em monumental base triplóide, ladeada por duas rocalhas douradas, fundo retabular ogival com resquício de metal dourado: crucifixo e ornatos, encimado por pináculo. Medidas: 32,5 X 20 X 11,5 cm

 

 

 

7.000

247

Calvário Barroco

Portugal, século XVIII- Crucifixo cilíndrico em cedro entalhado, carnado, dourado e policromado no estilo “madeiro rústico” em forma de tronco desgalhado, verde, com nós dourados protuberantes. O Gólgota (Monte da Caveira) é semi-circular entre pedras esverdeadas e pedregulhos irregulares. Frontão adornado por crânio e tíbias. A projeção corporal do Cristo morto apoiado pelos braços é notável. Em madeira talhada, carnada e policromada. Um exemplar dramático da anatomia européia barroca, suor de sangue na testa e pontos de pedraria vermelha percorrem o corpo chagado. Elaborada cabeleira revolta com mechas pendendo à direita. Cabeça pendida sobre ombro direito, como também a laçada do perizônio encordoado. São de prata: filactério, resplendor raiado e três cravos. Medidas:86 x 37 x 18 cm

 

 

 

7.000

248

Imaculada Conceição

Imagem Cingalesa em marfim, Ceilão, século XVII. Finíssima talha debruada em camadas no manto, vincadas em V. Pés miúdos pousam sobre quarto crescente. Sem véu, cabelos lisos divididos em cinco mechas pousam sobre as costas. Verso simplificado em caneluras. Em dois corpos, encaixe, base em folhas de acanto, volutas e figura central de rocalha. Resquícios de tintura: vermelho e verde. Consta resplendor em prata cinzelada. Altura: 21cm. Peso: 328 g

 

 

 

9.000

248A

São Roque

Imagem erudita portuguesa atribuída ao séc. XVIII. Traje típico (concha) de peregrino à caminho de Roma. Em companhia do cão, levanta a túnica e mostra ferida na coxa. Cuidou dos doentes durante a Peste Negra (séc.XIV). Madeira entalhada, carnada, dourada e policromada. Altura: 38 cm

 

 

 

1.500

249

CENTRO DE MESA

Estilo “Dom João V”em pura prata 833 mls. Da Cidade do Porto, contraste “Águia”, período 1887-1937.* Estilo “Barroco Noanino”: Conchas, volutas e rocalhas.* Marca registrada número 41, página 11 do livro da Imprensa Nacional, Casa da Moeda. Medidas 28 x 52 x 34 Peso total: 5.020 kg.

 

 

 

12.000

249A

Menino Deus

Imagem popular mineira, atribuída ao séc. XVIII. Madeira entalhada, pátina refeita e encerada. Cabeleira efusivamente encaracolada, expressiva feição, olhos fixos. Sinal do “Salvator mundi” à destra, crucifixo com pintura original à esquerda. Base entalhada com frontão em meia-lua e travão para retirada do menino. 58 x 27 x 20 cm

 

 

 

9.000

249B

Nossa Senhora da Soledade

Imagem mineira atribuída ao século XVIII. Madeira entalhada, carnada, dourada, punções formando figuras fitomorfas e rica policromia. Feição comovida. Movimentado panejamento dos trajes. Consta de coroa em prata. Base marmorizada e faiscada. Altura: 35 cm

 

 

 

3.500

250

Abraham Palatnik

Composição

ASM

76 x 113

2010

Ass. verso

 

180.000

251

Franz Krajcberg

Folha

Gravura em relevo sobre papel japonês – Tiragem única

 

1989

ACID

Procedência Galeria Sérgio Carybé

15.000

252

Franz Krajcberg

Composição em relevo sobre papel

1/10

74 x 34

1965

ACID

 

9.000

253

Franz Krajcberg

Relevos

Gravura

73 x 51

 

ACIE

 

28.000

254

Cláudio Tozzi

Casarios

OSD

40 x 40

 

Ass. verso

 

3.500

255

Rubem Ludolf

Composição I

AST

73 x 54

1978

Ass. verso

 

8.900

256

Rubem Ludolf

Composição II

AST

73 x 54

1978

Ass. verso

 

8.900

257

Dionísio Del Santo

Gado no pasto

AST

60 x 70

1984

ACID e verso

 

9.000

258

Yolanda Mohaly

Nu na banqueta

Nanquim ao pincel

66 x 48

Déc. 50

ACID

Cachet da Dan Galeria (SP)

5.900

259

Pedro Correia de Araújo

Retrato de Madeleine

OSM

33 x 24

Déc. 30

Ass. verso

“Cachet da Galeria ???”

8.900

260

Flávio de Carvalho

Figuras

Nanquim

66 x 48

1960

ACSD

 

14.000

261

Inimá de Paula

Auto Retrato

OST

65 x 54

1951

ACID

 

18.000

262

Inimá de Paula

O artista Edésio Esteves

OST

100 x 81

 

ACIE e verso

Com dedicatória “Ao meu colega Esteves” Inimá 26/6/84

18.000

263

Tadashi Kaminagai

Mulher com leque

OST

73 x 60

Bahia 1953

ACIE

 

5.800

264

Jorge Guinle

Composição

OST

115 x 90

1978

Ass. verso

Com certificado de Marcos Rodrigues

55.000

265

Manabu Mabe

Os dois guerreiros

OST

 

1971

ACID

 

25.000

266

Rubens Gerchaman

O Beijo

AST

100 x 120

1994/95

Ass. verso

 

39.000

266A

Miguel Gontijo

Série Zoo 2005

AST

93 x 108

2005

AMI

 

8.900

267

São Brás

Imagem popular mineira, atribuída ao séc. XVIII. Madeira entalhada, carnada e policromada. Cabeleira elaborada em duas seções de mechas laterais concêntricas. Da iconografia: Bispo da Armênia, mártir séc. IV, trajes episcopais, casula ampla, capa sobre a balba e mitra pontiaguda ornamentada com fenda. Báculo episcopal em bronze. Base oitavada marmorizada e faiscada. Altura: 22,5 cm

 

 

 

1.500

268

São João Batista

Imagem erudita portuguesa atribuída ao século XVIII, em madeira entalhada, carnada, dourada, esgrafiada e policromada. A destra aponta o cordeiro: Agnus-Dei. Olhos de vidro. O traje típico em pele de camelo forra os fundos de uma distinta capa vermelha de mártir. A cabeleira em mechas derrama-se pelas costas. Consta resplendor em prata cinzelada. Medidas: 27 X 13 cm

 

 

 

1.800

269

                Serviço pa ra Chá e café Em pura prata 800 mls, italiana. “3 VC” em um losango é marca da província de VERCELLI, manufatura Castaudi & Gautero di Emanuelli & Pastore. Estilo Queen Anne, bojo gomado, tampo com pega em flor, orla em ondas. Consta de dois bules com isoladores em marfim; largura máxima 30 cm. açucareiro , leiteira e bandeja oval (51 x 39 cm.). Peso: 3218 g

 

 

 

7.000

270

Par de castiçais

Prata portuguesa, contraste G - Coroado da cidade de Guimarães,séc.XIX. * de acordo com Poiçons d’argent - Tardy, página 333, marca do prateiro “JLDG” marca número 2187, pág.223, do livro Marca e contrastes portugueses. Pés em voluta orla inferior e da bobeche em folhas de acanto. Altura: 24 x 11,5 cm. Peso:1002 k

 

 

 

3.000

271

Bom pa stor

Imagem em marfim Indo-Português, Gôa, séc. XVIII. Iconografia canônica, menino típico: sorri com a cabeça inclinada e de olhos fechados. Sono Vigilante e amoroso - (Cântico dos Cânticos). Cordão do bornal a tiracolo, túnica tratada em amedronhado alinhado, calça sandálias e está sentado sobre monte rochoso. Em três estágios: no primeiro, Madalena deitada e par de leões ladeiam; No segundo, o rebanho se espalha e acima o chafariz onde par de aves bebem. Altura: 20,5 cm.

Peso: 237g

 

 

 

4.500

272

São Francisco de Paula

Imagem erudita mineira atribuída ao século XVIII. Madeira entalhada, carnada, dourada e pintada em preto em escamas, estrelas, ornatos, florões e acantos. Mãos no estado, apontam no peito o emblema em resplendor dourado onde havia a palavra “Charitas” (caridade). Hábito preto da Ordem dos Mínimos por ele fundada. Olhos de vidro castanhos, miram baixo, barba dividida ao meio minuciosamente trabalhada em mechas, cabeça coberta por capucho. Resplendor raiado em prata. (Calábria, Itália,1416/ Tours, França, 1507). Consta resplendor em prata. Altura: 27 cm.

 

 

 

2.000

273

Crucifixo Indo-português

Século XVIII - Base em escócia estilo Dom José, meia lua rematada por duas volutas nas laterais. São de prata: filactério, resplendor e três ponteiras. O Cristo morto em MARFIM é um clássico exemplar naturalista, já com influência do Rococó português, da iconografia na colônia oriental. Morto, pende a cabeça com elaborada cabeleira à direita. Anatomia clássica, contração muscular abdominal, veias intumescidas, corpo chagado. Complexo perizônio debruado, bordas repicadas em fímbrias com sinuoso encordoamento vazado pendente à direita. Medidas: 103 x 40 x 14 cm

 

 

 

9.000

274

                Crucifixo Português

estilo Dom João V, século XIX em jacarandá pau-preto Rebuscada base em meia-lua, finamente entalhada em volutas, rocalhas, arabescos e folhas de acanto, que repetem-se nas três ponteiras. São de marfim o Cristo VIVO, estilo barroco europeu, resplendor circular e filactério. Medidas: 47 x 23 x 10 cm

 

 

 

4.000

275

Calvário

Mestre santeiro mineiro do século XVIII - Grupo escultórico com madeiro rústico em forma de tronco desgalhado, verde, com nós dourados e descascados. Três ponteiras entalhadas em monobloco, quatro raias encaixadas. O Gólgota (Monte da Caveira) é semi-circular entre pedras esverdeadas e pedregulhos irregulares. Cristo morto com a cabeça pendida sobre ombro direito, como também, a laçada do perizônio. Corpo chagado, ossatura marcada, pontos vermelhos em pedrarias incrustadas. Ao pé da cruz, excepcional figura de Santa Maria Madalena; chorosa, ajoelhada abraça o madeiro com a mão esquerda. Cabeleira sinuosa pendente em longas mechas esparramadas pelas costas. Movimento exuberante do traje. Medidas: 75 x 38 x 19 cm

 

 

 

25.000

276

Sagrados Corações

Símbolo tricordiano. Peça ornamental retabular mineira, século XVIII em madeira. Nimbo raiado de doze pontas, aninha os corações da sagrada família: Jesus, Maria e José. Abaixo,cabeça de anjo. Em madeira talhada, carnada e dourada. Base em volutas. Medidas: 36 x 23 cm

 

 

 

4.000

277

SÉVRES

Ânfora em porcelana da manufatura francesa, século XIX. Montada em bronze Ormolú de fina lavra, fundo azul royal, reserva em pintura manual de cena galante: Camponeses. Assinada “Dely”. Altura 45 cm

 

 

 

6.000

278

Cristo Pantocrator

Importante ícone Russo representando o “Que tudo contém” ou “Onipotente”. A auréola contem, em letras gregas, a definição da escritura “Aquele que é “. Pintura à óleo sobre madeira, placa prateada e cloisoné. Símbolos do “Senhor do mundo” sobre a mão esquerda. Rússia Czarista. Transição Séc. XVIII/XIX. Med. 28 x 24 cm.

 

 

 

7.500

279

Bom Jesus da Cana verde

ou do Livramento Grupo escultório erudito Portugal, século XVIII. Inserido na cena de ultrajes, traz manto vermelho do Rei dos Judeus, mãos atadas, a cana verde, no lugar de cedro. Talhado a meio-corpo, (mão direita inexistente) ferimentos no pescoço. Olhos amendoados, expressão de dor e conformidade plena de vidro, cabeleira ondulada, esparrama-se pelas costas. Madeira entalhada, camada, dourada e policromada. Base erudita em folhas de acanto, pés de leão, galeria vazada na fatura típica das oficinas da cidade do PORTO. Consta de cana verdde e resplendor em prata cinzelada. Altura: 39 cm, Balcão balaustrado: 14,5 x 25x 18 cm

 

 

 

2.500

280

Alfredo Ceschiatti

Banhista

Escultura em bronze

35 cm

 

Ass. Parte inferior

 

7.500

281

Simone Ribeiro

“São Francisco mineiro e barroco”

bronze

103 x 54 x 54

 

 

 

12.000

282

Alfredo Ceschiatti

Monumento às armas

Escultura em bronze

20 x 45

 

Ass. Parte inferior

 

7.500

283

Antônio Bandeira

Composição

Grafite e TM

26 x 37

1950

ACID

Reproduzido no catálogo da Galeria Soraya Cals (RJ)

8.900

284

Fernando Velloso

Composição I

Composição II

TM

TM

40 x 40

40 x 40

 

Ass. verso

 

900

285

Siron Franco

Figuras

OST

100 x 100

2005

Ass. verso - Goiânia

 

18.000

286

Artur Barrio

Abstração

TM

110 x 70

2001

ACSE

 

8.900

287

Thomas Ianelli

Abstração

OST

60 x 80

 

 

 

7.800

288

Antônio Hélio Cabral

OST

100 x 80

2003

ACIE

 

7.900

289

Maria Helena Andrés

Abstração

OST

60 x 80

1991

ACID

 

4.900

290

Marcos Coelho Benjamin

Composiçaõ

OST

100 x 100

1990

Verso

 

7.900

290A

Chanina

Composição

TM

35 x 48

1969

ACID

 

1.900

291

Miguel do Rio Branco

Nimes Arene

Fotografia

80 x 80

1994/2012

Ass. verso

 

23.000

291A

Lucas Carvalho

“Isto não é uma gravura, mas 2 bailarinas”

Pastel

30 x 30

 

ACID

 

4.500

291B

Rubens Gerchman

Objetos – “As caixas dos tubos de tintas”.

 

23 x 12

1965

Ass. verso

 

11.800

292

Wilde Lacerda

Casarios em Ouro Preto

OST

50 x 60

1965

ACID

 

2.200

293

Bruno Lechowsky

Parque da cidade

OSM

 

1940 Rio

ACIE

 

2.000

294

José Benigno

 

 

 

 

 

 

3.500

294A

José Benigno

 

 

 

 

 

 

1.800

295

Carlos Bracher

Palácio Arquidiocesano e Sé

OST

 

1984

ACIE

 

2.900

295A

José Benigno

Mariana

OST

50 x 70

1989

ACID

 

1.500

296

Dario Mecatti

Paisagem com figuras

OST

60 x 80

Déc. 70

ACIE

 

4.800

297

Mauro Ferreira

Diptico 

Fumareira I

FumareiraII

OSM

20 x 30 cada um

2009

ACID

 

2.500

298

Mauro Ferreira

Brumas de Ouro Preto

OST

63 x 52

2006

ACID

 

2.900

299

Leopoldo Gotuzzo

Paisagem

OST

65 x 81

 

ACIE

 

4.000

299A

Ângelo Canone

Paisagem italiana

OST

60 x 80

 

ACIE

 

1.900

300

Aluisio Carvão

Geometrias em vermelho

OSM

50 x 40

1955

Ass. verso

 

Sob consulta